O texto aqui comentado encontra-se em http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm:
O Professor Moran, nesse texto, faz uma reflexão sobre o uso de mídias no processo educativo, analisando o “receio” de muitas escolas (e/ou educadores) em sua adoção, e vislumbrando os avanços que poderiam ser obtidos com sua utilização.
Concordo plenamente com o autor que haveria, uma evolução considerável nos processos educacionais se essas ferramentas fossem utilizadas com maior frequência e com objetivos concretos por nossas unidades escolares.
Se perguntarmos para qualquer adolescente, notadamente as garotas, o que está acontecendo na “malhação” (seriado da Rede Globo), certamente a grande maioria irá falar alguns minutos sobre o assunto, pois estão “ligadas” a essa novela ou esse é um assunto corriqueiro nas conversas entre seus grupos de amizade.
Se estivéssemos, em uma aula, falando sobre convívio em sociedade, por exemplo, e utilizássemos trechos dessa novela, com certeza a discussão do assunto seria maior e, consequentemente, o aprendizado seria proporcional.
O contato com esses meios é possível para qualquer pessoa, mas quem os vê, acaba tendo apenas sua opinião sobre o que viu. Quando isso é trazido para a sala de aula, sob a coordenação do professor, podem surgir opiniões diversas, e isso provoca a necessidade de raciocínio e formação de opinião, e é isso que nos leva ao aprendizado, objetivo final do processo de educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário